A Criptografia end-to-end no WhatsApp

A Criptografia end-to-end no WhatsApp

Os últimos casos envolvendo o bloqueio do aplicativo WhatsApp deram o que falar. Muito se questionou acerca dos excessos nas medidas que o deixaram fora de serviço no Brasil, assim como sobre as (im)possibilidades de interceptação das mensagens trocadas pelos usuários do aplicativo.

Decisões que envolvam novos bloqueios sobre o WhatsApp, então, devem estar a caminho. É que hoje o aplicativo informou que passará a criptografar as mensagens do início ao fim, do remetente ao destinatário, end-to-end, o que impede que qualquer outra pessoa - inclusive os administradores do serviço - leiam o que os usuários conversam.

A interceptação, então, se torna impossível, e, a não ser que alguma ferramenta de monitoração seja implementada pela empresa - que viabilize o acesso para autoridades devidamente identificadas, algo que, até o momento, ela não disponibiliza - é muito provável que novas ordens judiciais sejam descumpridas e impliquem em sanções como as que retiraram o sistema do ar.

O professor Caio César Carvalho Lima hoje divulgou um excelente texto sobre o tema, que vale a leitura. Clique no lnk: https://www.linkedin.com/pulse/todas-comunica%C3%A7%C3%B5es-whatsapp-est%C3%A3o-criptografadas-e-carvalho-lima?trk=prof-post

No Comments Yet.

Leave a comment

-->

TOPO